Surto de lesões na pele e coceira intrigam médicos em Pernambuco; Confira

Por Portal do Holanda

25/11/2021 7h18 — em Brasil

Lesões na pele se espalham por todo o corpo - Foto: Arquivo Pessoal

Médicos e especialistas tentam desvendar o surto de pessoas com um tipo  de lesão na pele que causa coceira intensa e que já acomete mais de 200 moradores de três cidades de Pernambuco.

O problemas iniciou em outubro em Recife, mas se espalhou para Camaragibe e para a cidade de Paulista, todas localizadas na área metropolitana da Grande Recife.

Foto: Arquivo pessoalNa maioria dos pacientes, o problema se apresenta como um tipo de sarna, mas muito mais intensa e de tom avermelhado.

Em outras o tom é diferente e vem acompanhado de bastante prurido. Há ainda aqueles que se assemelham a uma alergia, o que intriga os especialistas.

Além disso, os médicos notaram que mesmo através do contato direto, apenas algumas pessoas contraem a coceira, diferente de uma doença infectocontagiosa que passa para todo mundo na casa.

Foto: Reprodução/TV GloboSegundo o infectologista  Demetrius Montenegro, da Prefeitura de Recife, as lesões não tem um padrão específico e por isso, fica difícil traçar um diagnóstico:

"Não se tem ainda a causa. Alguns dermatologistas já viram as lesões e cada pessoa apresenta de uma forma diferente. Como você não tem um padrão na apresentação dessas lesões, fica mais difícil de você fechar uma causa para esse quadro", destaca.

As principais linhas estudadas até agora são sarna, uma espécie de super ácaro, arboviroses que possam ter relação com o mosquito Aedes aegypti ou ainda um novo tipo de alergia severa.

Até o momento, 202 casos já foram detectados na região e a Secretaria de Saúde monitora a situação.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil