Início Brasil PF prende policiais e ex-PMs suspeitos de vender fuzis para facção no RJ
Brasil

PF prende policiais e ex-PMs suspeitos de vender fuzis para facção no RJ

PF prende policiais e ex-PMs suspeitos de vender fuzis para facção no RJ
Preso na operação- Foto: Reprodução Globo

A Polícia Federal prendeu cinco pessoas nesta quarta-feira (7) durante a Operação Magen, deflagrada para investigar um grupo suspeito de negociar armas de uso restrito, vazar informações sigilosas da segurança pública e lavar dinheiro para uma organização criminosa que atua na Zona Norte do Rio de Janeiro. Entre os presos estão um policial militar da ativa, três ex-PMs e um ex-comissionado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A operação, realizada em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), cumpre sete mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão em endereços na capital e nos municípios de Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Mesquita, Nilópolis e Seropédica. Dois investigados, entre eles o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, permanecem foragidos, segundo as autoridades.

As investigações apontam que o grupo mantinha uma estrutura voltada à obtenção, transporte e venda clandestina de fuzis, pistolas, revólveres, carregadores e munições. Policiais também são investigados por supostamente utilizarem o acesso funcional a sistemas restritos para obter e repassar dados da segurança pública.

Segundo a PF, o esquema movimentou mais de R$ 100 milhões em quatro anos, utilizando contas pessoais e empresas de fachada para ocultar a origem dos valores. O Ministério Público informou ainda ter conseguido o bloqueio de recursos e o sequestro de imóveis e veículos ligados aos investigados.

Durante as buscas, os agentes apreenderam armas, carregadores, dinheiro e celulares. Em um dos endereços, na Barra da Tijuca, um dos alvos foi preso em um hotel e um fuzil foi encontrado no local.

Os investigados foram denunciados pelo MPRJ e poderão responder, conforme a participação atribuída a cada um, por crimes como organização criminosa armada, comércio ilegal de armas e munições, violação de sigilo funcional, usura e lavagem de capitais.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!