Prefeitos pedem que Pazuello garanta compra de vacinas da Pfizer

Por Portal do Holanda

23/02/2021 14h41 — em Brasil

Frente vai pedir a ministro que destrave negociações com laboratório. Foto: Reprodução

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, afirmou que a entidade vai pedir ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que garanta a compra de vacinas da Pfizer. Nesta terça-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo ao laboratório para aplicação das doses contra a Covid-19.

A FNP vai pedir também ao ministro que destrave as negociações para a compra dos imunizantes com a empresa americana. "Nossa força vai se concentrar em cobrar do Ministério a compra da vacina, desenrolar", disse Donizette ao UOL.

A frente, que representa prefeitos de todas as capitais e de cidades com mais de 80 mil habitantes, vai oficializar os pedidos ainda hoje. Para Donizette, a imunização em massa até junho vai permitir uma leve recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O prefeito contesta a compra de vacinas de maneira independente por estados e municípios e defende a coordenação do governo federal neste âmbito, incluindo ajustes logísticos, já que a vacina precisa ser armazenada em temperatura de -70ºC.

"Se a Pfizer já vendeu para tantos países e países que têm até grau de exigências superiores aos nossos, por que não fazer esse acordo comercial?", questionou Donizette.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil