Início Brasil PGR pede arquivamento de investigação sobre Transparência Internacional na Lava Jato
Brasil

PGR pede arquivamento de investigação sobre Transparência Internacional na Lava Jato

PGR pede arquivamento de investigação sobre Transparência Internacional na Lava Jato
PGR pede arquivamento de investigação sobre Transparência Internacional na Lava Jato

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de uma investigação envolvendo a atuação da ONG Transparência Internacional na Operação Lava-Jato. O ministro Dias Toffoli é o relator do caso.

Gonet argumentou que não há "elementos mínimos" que justifiquem a continuidade das investigações e que o STF não tem competência para o caso, pois não há autoridades com foro privilegiado envolvidas.

A investigação foi iniciada após Toffoli solicitar documentos relacionados ao acordo de leniência da J&F, controladora da JBS, para apurar suposta apropriação indevida de recursos públicos pela ONG. A decisão foi tomada a pedido do deputado Rui Falcão (PT-SP), que levantou suspeitas de irregularidades.

A Transparência Internacional negou qualquer envolvimento com a gestão de recursos recuperados por acordos de leniência e afirmou que jamais recebeu ou geriu tais verbas.

Em 2019, procuradores da força-tarefa Greenfield já haviam desmentido acusações de que a ONG gerenciaria esses recursos.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?