Início Brasil Pesquisadores dizem não ter aprovado plano de vacinação que cita seus nomes
Brasil

Pesquisadores dizem não ter aprovado plano de vacinação que cita seus nomes

Pesquisadores dizem não ter aprovado plano de vacinação que cita seus nomes
Pesquisadores dizem não ter aprovado plano de vacinação que cita seus nomes

Pesquisadores que compõe o grupo Eixo Epidemiológico do Plano Operacional Vacinação Covid-19, declararam nesse sábado (12), que ao contrário do que o Governo divulgou, não foram consultados e não assinaram o documento que aprova o plano de vacinação apresentado por Bolsonaro e o ministro de Saúde Eduardo Pazuello.

Os 36 especialistas afirmam que chegaram a solicitar uma reunião sobre o assunto, mas não assinaram nada: “Nos causou surpresa e estranheza que o documento no qual constam os nomes dos pesquisadores deste grupo técnico não nos foi apresentado anteriormente e não obteve nossa anuência”, afirmaram em nota.

Um dos membros, a epidemiologista Ethel Maciel, do Espírito Santo também falou nas redes sociais que sequer viu o documento que “leva seu aval”:

“Nós, pesquisadores que estamos assessorando o governo no Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, acabamos de saber pela imprensa que o governo enviou um plano, no qual constam nossos nomes e nós não vimos o documento. Algo que nos meus 25 anos de pesquisadora nunca tinha vivido!”, escreveu no Twitter.

Em outro trecho eles criticam a atitude do Governo de excluir  grupos prioritários e outras vacinas que atendem os requisitos exigidos:
“Importante destacar que o grupo técnico havia solicitado reunião e manifestou preocupação pela retirada de grupos prioritários e pela não inclusão de todas as vacinas disponíveis que se mostrarem seguras e eficazes. Novamente vimos solicitar do governo brasileiro esforços do Ministério da Saúde para que sejam imediatamente abertas as negociações para a aquisição de outras vacinas que atendam os requisitos de eficácia, segurança e qualidade”. Eles defendem o plano seja ampliado ao máximo possível.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?