Compartilhe este texto

Morre voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford

Por Portal Do Holanda

21/10/2020 13h41 — em
Brasil


Médico João Pedro Feitosa - Foto: Reprodução redes sociais

A Anvisa confirmou a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Oxford e pela Astrazeneca.A vítima é o médico João Pedro Feitosa de apenas 28 anos.

O óbito ocorreu por conta de complicações da covid-19, na última segunda-feira (19). O médico era do Rio de Janeiro e era médico recém-formado. O Comitê Internacional de Avaliação de Segurança compartilhou apenas informações parciais com a Anvisa.

A instituição não esclareceu se a vítima recebeu a dose da substância testada ou apenas placebo e afirma que por conta dos princípio de confiabilidade, as informações a respeito do voluntário devem permanecer em sigilo.

A Anvisa adiantou contudo que os testes prosseguem, uma vez que foram considerados favoráveis, mesmo tendo sido interrompidos  em setembro porque um dos voluntários no Reino Unido apresentou uma doença desconhecida, confira a nota completa da Anvisa:

"Em relação ao falecimento do voluntário dos testes da vacina de Oxford, a Anvisa foi formalmente informada desse fato em 19 de outubro de 2020. Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança. É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação.

Portanto, a Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes. A Anvisa está comprometida a cumprir esses regulamentos, de forma a assegurar a privacidade dos voluntários e também a confiabilidade do país para a execução de estudos de tamanha relevância. A Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil