O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a realização de uma cirurgia em Jair Bolsonaro, mas negou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa do ex-presidente. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (19), em Brasília.
Segundo Moraes, o procedimento cirúrgico foi considerado necessário após laudo da Polícia Federal apontar a necessidade de um reparo eletivo. O ministro determinou que a defesa informe a programação e a data pretendida para a cirurgia, para posterior envio do processo à Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá se manifestar em até 24 horas.
Uma perícia médica realizada no ex-presidente concluiu que Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, condição que afeta ambos os lados da região da virilha e que, de acordo com os médicos, exige intervenção cirúrgica.
Apesar da autorização para o procedimento de saúde, Moraes rejeitou o pedido de conversão da pena para prisão domiciliar, mantendo as condições judiciais já estabelecidas ao ex-presidente. A decisão ocorre em meio a outras análises do Judiciário envolvendo a situação penal de Bolsonaro.


