Lula pode enfrentar juiz linha-dura após sorteio na Justiça

Por Portal do Holanda

08/03/2021 18h26 — em Brasil

Foto: Agência Brail

O novo juiz federal que receber as ações penais da Lava-Jato contra o ex-presidente Lula será definido por sorteio entre duas varas especializadas em lavagem de dinheiro.

Segundo o site de notícias Globo, o envio do caso para o Distrito Federal foi determinado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, após anular condenações de Lula, no entanto, não é possível saber se os quatro processo ficarão com um juiz ou se todos serão distribuídos.

As varas em que os processos poderão ter seguimento são 10ª Vara, com os juízes Vallisney de Oliveira, titular, e Ricardo Leite, considerados mais duros; Vallisney já chegou a tornou Lula réu em uma ação de corrupção passiva na Operação Zelotes e impôs duras condenações em outros processos desta mesma operação.

Já na 12ª Vara da Justiça Federal, o juiz Marcus Vinicius Reis Bastos é considerado de perfil mais garantista. Em outubro de 2019, ele absolveu o ex-presidente Michel Temer (MDB) da acusação de que atuou para obstruir as investigações da Lava-Jato, com base na gravação feita pelo empresário Joesley Batista


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil