Compartilhe este texto

Lockdown: Maranhão é o 1º Estado a fechar municípios para frear coronavírus

Por Portal Do Holanda

30/04/2020 19h30 — em
Brasil



Quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão tiveram lockdown decretado pela Justiça do Estado nesta quinta-feira (30), para tentar frear o avanço do coronavírus na região. A determinação vale a partir de 5 de maio, pelo prazo de 10 dias. 

O bloqueio total, que até então não havia sido feito em nenhuma cidade do Brasil, foi requerido em ação do Ministério Público do Maranhão, e determinado pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís. 

Além da capital São Luís, terão todas as atividades não essenciais fechadas os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, sendo também proibida entrada e saída de veículos da ilha de São Luís, com exceções em casos essenciais.

O governador do Maranhão Flávio Dino usou as redes sociais para comentar que irá acatar à decisão: "Sobre a decisão judicial de bloqueio na Ilha de São Luís, farei uma entrevista coletiva amanhã 10h. Desde logo, informo que evidentemente a decisão do Judiciário será cumprida. Esclareço, contudo, que atividades essenciais, como alimentação e remédios, continuarão abertas", disse. 

Na decisão, o juiz Douglas Martins usou os dados de uma pesquisa da FioCruz que aponta que o Maranhão é o Estado que apresenta, proporcionalmente, um ritmo de aumento no número de óbitos por coronavírus semelhantes ao dos Estados Unidos.

O Maranhão chegou, nesta quinta-feira, a 184 mortos por Covid-19, e 3190 casos, desde o início da pandemia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus Brasil, COVID-19, lockdown, lockdown brasil, maranhão, novo coronavírus, são luis do Maranhão, Brasil, Coronavírus

+ Brasil