Compartilhe este texto

Juiz decreta prisão preventiva de 2 que mataram homem negro no Carrefour

Por Portal Do Holanda

20/11/2020 16h54 — em
Brasil


Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva são investigados por homicídio doloso. - Foto: Reprodução/Redes sociais

Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, que apareceram em vídeo espancando até a morte João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, no Carrefour de Porto Alegre (RS), tiveram prisão preventiva decretada pelo juiz Cristiano Vilhalba Flores, do Foro Central de Porto Alegre.


Os seguranças do Carrefour - um deles, um PM temporário fora de serviço - já estavam presos em flagrante desde a noite do crime bárbaro, que aconteceu na véspera do Dia da Consciência Negra. Agora, a prisão foi convertida em preventiva, fazendo com que o prazo não expire.

Na decisão, o juiz afirmou: "Existem indícios de autoria pelas declarações das testemunhas, as quais afirmaram que a vítima fora detida pelos flagrados, sendo que estes teriam argumentado que agiram para cessar uma agressão que a própria vítima teria cometido contra terceiro, funcionário da empresa onde os fatos ocorreram. Os indícios de autoria são reforçados pelos vídeos juntados aos autos, onde se pode verificar toda a ação que culminou no óbito da vítima, que viera a falecer no local". 

"Pela análise do vídeo do momento em que o evento se desenrolou, pode-se constatar que, em que pese possa o fato ter se iniciado por ato da vítima, a ação dos flagrados extrapola ao que se pode conceituar como necessária para a contenção desta, pois passaram a praticar, contra ela, agressões quando já ao solo. Embora não seja este o momento para a verificação da tipificação da conduta dos flagrados de uma forma definitiva, é necessária uma prévia e provisória análise das condutas para um juízo mínimo sobre a gravidade do fato a justificar a manutenção da segregação destes", continuou o magistrado. 

Magno e Giovane responderão por homicídio doloso. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil