Compartilhe este texto

Jornalista Claudio Tognolli morre aos 60 anos

Por Portal Do Holanda

03/03/2024 12h12 — em
Brasil


Foto: Reprodução

O jornalista Claudio Júlio Tognolli morreu, neste domingo (03), aos 60 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Cláudio era jornalista formado pela USP (Universidade de São Paulo), fez doutorado em Ciências da Comunicação. Estudou violão clássico, composição e guitarra. Ele foi um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

O jornalista também foi um dos idealizadores da Cátedra Otavio Frias Filho, em parceria com o Grupo Folha, instalada no Instituto de Estudos Avançados da USP, em 2021. Ele ganhou os prêmios Esso, Jabuti -por "O Século do Crime"- e o Grande Prêmio Folha de Jornalismo.

Publicou diversos livros, entre eles "Lobão 50 Anos a Mil", "Bem-Vindo ao Inferno", "A Falácia da Genética", "Traidores da Pátria", "A Sociedade dos Chavões", "Mídia Máfias" e "Rock'N'Roll".

Tognolli também era músico e chegou a montar uma banda chamada Pif Paf com o Paulo Ricardo. Anos depois, a banda se tornou o RPM, uma das mais famosas na década de 80.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil