Compartilhe este texto

Internações de jovens aumentam e especialistas fazem alerta: 'vacinar'

Por Portal Do Holanda

18/04/2021 8h12 — em
Brasil


Eles estão mais expostos - Foto: Divulgação Secom

A segunda onda da covid-19 chegou avassaladora por todo o país e matou milhares de pessoas, sobretudo, jovens. Esse grupo representa, hoje, mais de 52% dos internados nas UTIs.

O fato tem preocupado especialistas, alguns chegam a dizer que neste momento, não existe prioridade, mas todos estão sujeitos a contrair o novo vírus.

Eles explicam ainda que na primeira onda, observou-se que a covid-19 ataca mais os idosos e consequentemente provocava muitos óbitos. A segunda onda, contudo, veio diferente, mais agressiva e mais contagiosa, atingindo principalmente os mais novos (abaixo de 50 anos).

Os médicos acreditam que a imunização dos idosos pode ter evitado que esse grupo seja contaminado e internado, mas na outra ponta o efeito foi reverso:

"Em termos de adoecimento não existe mais grupo de risco. Hoje vemos um maior número de pessoas abaixo de 60, de 50 anos, sendo internadas. Isso ocorre muito por causa da exposição maior, quer seja para trabalho, quer seja nas reuniões e encontros", disse Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em entrevista ao G1.

Os dados também apontam que o crescimento de mortes e internações entre pessoas jovens se dá ainda, pela alta exposição desse público.

Muitos contraem a doença no trabalho, no ônibus, na rua e nas festas clandestinas. A médica ressalta que é preciso acelerar a vacinação dos grupos prioritários, para que os jovens também sejam imunizados o mais breve possível.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil