Grupo vindo do Brasil é diagnosticado com variante do coronavírus no Japão
Quatro pessoas que estiveram no Brasil e chegaram ao Japão recentemente, foram diagnosticadas com uma nova variante do coronavírus. A cepa é a mesma encontrada na África do Sul e que é considerada mais transmissível, segundo os órgãos de saúde.
O Japão divulgou a informação na manhã deste domingo (10), e explicou que todos os infectados são "repatriados do Brasil" e voltaram para o país asiático no último dia 2 de janeiro.
Apesar de não ter dado detalhes da identidade deles, o governo japonês adiantou que os brasileiros são um homem de aproximadamente 40 anos que foi internado dias depois com falta de ar, uma mulher de 30 anos que apresentou dores de cabeça intensa e dois jovens com idade entre 10 e 19 anos, um deles estava assintomático e outro apresentou febre.
Os testes detectaram que eles carregam o vírus B1.1.248 que tem um grande potencial de disseminação. Ele também é capaz de afetar a capacidade dos anticorpos de neutralizar e combater a infecção do coronavírus nas células.
O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o caso, mas o alerta já ficou evidente de que o novo vírus já está circulando no Brasil.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil