Início Brasil "Governo não tolera organizações criminosas", diz Lula após operação no Rio
Brasil

"Governo não tolera organizações criminosas", diz Lula após operação no Rio

"Governo não tolera organizações criminosas", diz Lula após operação no Rio
"Governo não tolera organizações criminosas", diz Lula após operação no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (30), a Lei 15.245/2025, que endurece as punições contra o crime organizado e amplia a proteção a agentes públicos que atuam no combate a essas organizações. Em sua publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o governo "não tolera organizações criminosas" e atua para combatê-las com rigor.

"Sancionei a Lei 15.245/2025, que aumenta a proteção a agentes públicos que combatem o crime organizado e endurece as punições a quem tenta dificultar estas investigações. O governo do Brasil não tolera as organizações criminosas e atua para combatê-las com cada vez mais vigor", escreveu Lula no X. 

A sanção ocorre dois dias após a mais letal operação policial da história do país, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais. A nova legislação cria dois novos tipos de crime: obstrução de ações contra o crime organizado e conspiração para obstrução, ambos com penas de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa. 

Além disso, a lei altera o Código Penal, aumentando a pena de um a três anos para quem solicitar ou encomendar crimes a integrantes de associação criminosa. Também atualiza a Lei nº 12.694/2012, ampliando a proteção pessoal a magistrados, membros do Ministério Público, policiais e forças de segurança, inclusive aposentados, que atuem contra organizações criminosas em regiões de fronteira.

A legislação modifica ainda a Lei das Organizações Criminosas (nº 12.850/2013), determinando que quem impedir ou embaraçar investigações sobre essas organizações estará sujeito a penas de três a oito anos de reclusão, quando o fato não configurar crime mais grave. O governo reforça que a medida visa garantir maior segurança aos profissionais que enfrentam o crime organizado e dar respostas mais rigorosas às infrações. 

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!