Especialista diz que Brasil tem 92 variantes do coronavírus em circulação

Por Portal do Holanda

11/04/2021 9h38 — em Brasil

País está repleto - Foto: Pixabay

Um levantamento feito por especialistas mostram que o Brasil possui uma gama de mais de 90 variantes circulando no país atualmente.

Segundo o pesquisador Julio Croda, da Fiocruz, a maioria das cepas não apresenta risco em potencial, mas ela podem sofrer mutações ao longo do tempo e se tornarem perigosas como foi o caso da P.1:

 "Geralmente o impacto acontece quando uma variante se torna prevalente. A questão é: uma delas vai se tornar predominante como se tornou em Manaus e outras cidades? Nesse caso, com certeza a cepa tem aspectos biológicos que trazem alguma vantagem.", explica.

No caso da variante que foi encontrada em Belo Horizonte há pouco tempo, Croda diz que ela não é predominante como a do Amazonas: "Possui as mesmas mutações principais da P1, ainda não se tornou predominante", diz. Contudo, é preciso está alerta a essas mutações.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil