Compartilhe este texto

Em cena desesperadora, homem invade Cristo Redentor e pula de paraquedas

Por Portal Do Holanda

11/09/2025 8h56 — em
Brasil



 

Na manhã de quarta-feira (10), um homem protagonizou uma cena de tensão extrema ao invadir o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e saltar da mão direita da estátua, em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade.

O salto, realizado de paraquedas, é conhecido como base jump e considerado de alto risco por ser realizada a partir de pontos fixos e com baixa margem para erro. O mesmo é enquadrado como crime contra o patrimônio cultural, está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Segundo testemunhas, dois homens acessaram indevidamente o monumento, que é tombado pela União e pertence à Arquidiocese do Rio de Janeiro e um deles se arrastou até a mão da estátua.

O salto foi registrado por turistas e guias que estavam no local, incluindo o profissional David Moreira Figueiredo, que utilizou um drone para captar imagens do momento em que o invasor tentava se equilibrar sobre os dedos da estátua antes de se lançar no ar.

A ação surpreendeu visitantes e gerou críticas nas redes sociais, com internautas apontando irresponsabilidade e desrespeito ao patrimônio histórico. A Polícia Militar foi acionada imediatamente após o salto, mas não conseguiu localizar os autores no momento.

A ocorrência foi registrada na 7ª Delegacia de Polícia (Santa Teresa), e a Polícia Civil já solicitou imagens das câmeras de segurança do Santuário Cristo Redentor, além de determinar perícia no local para auxiliar na identificação dos envolvidos.

Em julho deste ano, um turista francês foi autuado por pousar de paraquedas na área do Cristo Redentor, sendo enquadrado no artigo 132 do Código Penal, que trata de expor a vida ou a saúde de terceiros a perigo direto e iminente.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil