Direito de Resposta

Por Portal do Holanda

26/02/2021 14h57 — em Brasil

Imagem da Ivermectina fabricada pela Vitamedic - Foto: Divulgação

A fabricante da Ivermectina Merck Sharp & Dohme Corp informou recentemente que a eficácia do medicamento para o tratamento da covid-19 não era comprovada.

Erroneamente, o Portal do Holanda publicou a imagem da Ivermectina fabricada pela empresa Vitamedic Indústria Farmacêutica LTDA e não o remédio fabricado pela Merck Sharp.

Veja a nota da empresa:

“A Vitamedic Indústria Farmacêutica, produtora da Ivermectina no Brasil, esclarece que a declaração do grupo farmacêutico Merck-MSD sobre a eficácia do medicamento Ivermectina no tratamento da Covid-19, reflete sua opinião isolada sobre o assunto. A empresa Merck MSD não é a produtora de Ivermectina para humanos no Brasil. Desconhece-se qualquer estudo pré-clínico que essa empresa tenha realizado para sustentar suas afirmações quanto a ação terapêutica no contexto da pandemia do covid-19. Contrariamente ao que diz a empresa Merck, existem evidências médicas e científicas ao redor do mundo demonstrando a ação antiviral do medicamento. Dezenas de estudos feitos em diversos países demonstram os benefícios do medicamento especialmente nas fases iniciais da doença e, por essa razão, a comunidade médica internacional e também do Brasil passou a inclui-la nos protocolos de tratamento da covid-19. Trata-se de um medicamento de baixo custo e de reduzido impacto em termos de efeitos adversos”.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil