Declaração de imposto de propriedade rural vai até esta quinta

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

28/09/2021 17h02 — em Brasil

Foto: Pixabay

Os donos de imóveis rurais têm até esta quinta-feira (30/09) para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2021. A Receita Federal não prevê a possibilidade de prorrogação desse prazo.

Já foram entregues mais de 5 milhões de declarações. A expectativa da Receita é receber 5,9 milhões de documentos.

A entrega do comprovante deve ser feita pela internet. O contribuinte deve utilizar o programa que está disponível no site gov.br/receitafederal.

É importante ficar atento, porque caso a pessoa não envie a declaração no prazo, pode receber multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o total do imposto devido.

Se o contribuinte perceber erros ou falta de informações depois de entregar a declaração, ele pode fazer uma declaração retificadora, que substitui totalmente o documento original. A retificação deve ser encaminhada com todas as informações prestadas anteriormente e com as correções.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, que não podem ser menores do que R$ 50,00. Caso o valor total do imposto seja menor do que R$ 100,00, o contribuinte vai ter que pagar em uma única parcela.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil