Compartilhe este texto

COP30: Belém rejeita visita de Trump e o declara 'persona non grata'

Por Portal Do Holanda

07/08/2025 9h55 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Youtube

A Câmara Municipal de Belém, no Pará, aprovou nesta quarta-feira (6) um requerimento que declara o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 'persona non grata' no município. A proposta, apresentada pelo vereador Alfredo Costa (PT), foi aprovada por 12 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções, em resposta ao tarifaço de 50% imposto pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.

Segundo os vereadores, a medida de Trump prejudica setores estratégicos da economia local, como o de exportação de cacau, açaí e madeira, afetando diretamente os trabalhadores da região. O vereador Alfredo Costa argumentou que a taxação poderá gerar desemprego e agravar a situação dos mais vulneráveis. Apesar da aprovação, a declaração tem caráter simbólico e não impede Trump de visitar a cidade durante a COP 30, marcada para novembro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também reagiu ao tarifaço, afirmando que só pretende dialogar com Trump caso haja disposição real dos EUA. Lula declarou que tratará do tema com líderes do Brics e que, se conversar com Trump, será para discutir a Conferência do Clima, que acontecerá em Belém.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil