Compartilhe este texto

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

20/01/2022 18h23 — em
Brasil


Foto: Marcello Casall

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro. A medida faz parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia.

Estão incluídos no programa os consumidores do ramo residencial, industrial, comércio, serviços, rural e serviço público. O benefício também vale para as residências que participaram do tarifa social de energia elétrica.

O benefício será concedido de forma automática, ou seja, quem atingiu o mínimo de 10% em redução de energia de setembro a dezembro de 2021, já vai receber o desconto na conta referente a este mês.

A meta de redução para cada local varia de acordo com as distribuidoras de energia. Cabe a elas informar aos clientes como atingir o consumo esperado.

Na prática, o consumidor receberá um bônus de 50 centavos por cada quilowatt-hora do total da energia economizada. O bônus é limitado a 20% da redução de energia.

Algumas medidas podem reduzir o consumo de energia em casa como não mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado, diminuir o tempo de banhos quentes e reduzir a frequência do uso do ferro de passar roupas ao longo da semana.

Para mais informações sobre o benefício, é só acessar a página da Agência Nacional de Energia Elétrica: aneel.gov.br.

Outras dicas para baixar o preço da conta de luz estão na cartilha do Ministério de Minas e Energia disponível no site gov.br/mme.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil