Compartilhe este texto

Brasil barrou entrada de 19 pessoas suspeitas de terrorismo em 2023

Por Portal Do Holanda

08/12/2023 16h45 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Ao menos 19 estrangeiros foram barrados ao tentar entrar no Brasil em 2023 por supostas ligações com o terrorismo, segundo autoridades com acesso a informações de inteligência que fundamentam essas recusas. Na última sexta-feira (1º), um homem de 38 anos com passaporte egípcio desembarcou sozinho do voo AZ 678, no terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

De acordo com o G1, K.B.K.E. (iniciais) partiu do Cairo, no Egito, e passou por Roma antes de tentar entrar no Brasil com um visto de negócios/turismo. Antes do desembarque, homens da Polícia Federal já haviam recebido um alerta para interceptar o passageiro. Houve trocas de informação com serviços de inteligência dos Estados Unidos.

Segundo a reportagem, policiais federais foram avisados de que o homem tinha histórico de ligação com grupos terroristas e avaliaram que ele podia representar "ameaça à segurança nacional".

Nos reportes de inteligência, não há menção ao nome do grupo terrorista ao qual o visitante seria ligado. No aeroporto, ele contou aos agentes brasileiros que teve a entrada na Argentina recusada no ano passado e que também foi parado no Canadá.

Questionado, mudava de assunto e não explicava como seria sua estadia no Brasil. Acabou repatriado na noite da mesma sexta-feira, sendo escoltado até o voo AZ 679, de volta para Roma.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil