Bolsonaro pode pegar 43 anos de prisão caso seja condenado por golpe
O ex-presidente Jair Bolsonaro teve a condenação pedida pela Procuradoria Geral da República (PGR) e pode pegar até 43 anos de prisão por tentativa de golpe de estado e uma série de outros crimes. Isso porque a investigação concluiu que ele liderou o ataque de 8 de janeiro em Brasília e seria o maior beneficiário da ação em caso de êxito.
Outros sete aliados de Bolsonaro também estão na lista de pedido de condenação da PGR. A decisão está agora nas mãos da Primeira Turma, que vai avaliar uma séries de variáveis em relação aos réus, inclusive a idade.
Em caso de condenação, Bolsonaro vai responder por tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, com pena entre 4 e 8 anos; golpe de Estado, pena de 4 a 12 anos; organização criminosa armada, pena de 3 a 8 anos; deterioração de patrimônio tombado de 1 a 3 anos; e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, pena de 6 meses a 1 ano.
Vale destacar que somada à estas penas tem ainda os agravantes que podem subir ainda mais o tempo de reclusão. Além de Jair Bolsonaro, estão na lista de réus Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Almir Garnier, Anderson Torres, Braga Netto, Mauro Cid e Paulo Sérgio Nogueira.
ASSUNTOS: Brasil