Bebê testa positivo para nova variante Éris da Covid-19 no Brasil
O primeiro caso da variante EG.5, popularmente conhecida como Éris, da Covid-19 foi registrada no Distrito Federal, conforme informou a Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (30).
A paciente é uma bebê da faixa etária de zero a 2 anos que foi atendida no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). No dia 11 de agosto, ela apresentou sintomas respiratórios, como febre, tosse e falta de ar. Ela foi internada e recebeu alta no dia 14 de agosto.
Cerca de 30 amostras de exames de diferentes regiões do estado foram analisadas e apenas o caso da bebê foi positivo para a nova subvariante.
O primeiro caso da variante Éris no Brasil foi de uma idosa de 71 anos em São Paulo, no dia 18 de agosto. Os sintomas começaram em 30 de julho e ela recebeu tratamento em uma unidade hospitalar privada e recebeu alta no dia seguinte. Ela estava com o esquema vacinal completo.
A variante Éris é uma subvariante da variante BA.5 da ômicron, que é a variante dominante da Covid-19 no mundo atualmente. A variante Éris foi identificada pela primeira vez na África do Sul, em janeiro de 2023.
ASSUNTOS: Brasil