Compartilhe este texto

Bebê testa positivo para nova variante Éris da Covid-19 no Brasil

Por Portal Do Holanda

30/08/2023 15h03 — em
Brasil


Foto: Freepik

O primeiro caso da variante EG.5, popularmente conhecida como Éris, da Covid-19 foi registrada no Distrito Federal, conforme informou a Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (30). 

A paciente é uma bebê da faixa etária de zero a 2 anos que foi atendida no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). No dia 11 de agosto, ela apresentou sintomas respiratórios, como febre, tosse e falta de ar. Ela foi internada e recebeu alta no dia 14 de agosto.

Cerca de 30 amostras de exames de diferentes regiões do estado foram analisadas e apenas o caso da bebê foi positivo para a nova subvariante.

O primeiro caso da variante Éris no Brasil foi de uma idosa de 71 anos em São Paulo, no dia 18 de agosto. Os sintomas começaram em 30 de julho e ela recebeu tratamento em uma unidade hospitalar privada e recebeu alta no dia seguinte. Ela estava com o esquema vacinal completo.

A variante Éris é uma subvariante da variante BA.5 da ômicron, que é a variante dominante da Covid-19 no mundo atualmente. A variante Éris foi identificada pela primeira vez na África do Sul, em janeiro de 2023.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil