Anvisa aprova registro definitivo da vacina da Pfizer no Brasil

Por Portal do Holanda

23/02/2021 8h57 — em Brasil

1° no país com esse registro - Foto: Divulgação

A Anvisa divulgou nesta terça-feira (23), a aprovação do registro da vacina Pfizer/Biontech. Essa é o primeiro imunizante aprovado em caráter definitivo.

O pedido da Pfizer foi feito no último dia 6 de fevereiro e a documentação levou 17 dias para ser analisada e aprovada pelo órgão. Desde o ano passado, a Pfizer tem tentado negociar a venda de lotes com o Governo, mas não chegou a um acordo.

Isso porque o Governo não quer se responsabilizar por possíveis efeitos colaterais do imunizante, que é uma cláusula exigida pela Pfizer. A vacina foi declarada como de amplo uso nas Américas, confira a nota oficial: 

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.

Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

Esse é o nosso compromisso." Diretor-presidente Antonio Barra Torres

Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia. O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão. Diretora Meiruze Freitas".

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil