Compartilhe este texto

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de novo lote da Coronavac

Por Portal Do Holanda

22/01/2021 16h39 — em
Brasil


Medida prevê distribuição de 4,8 milhões de doses da vacina. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (22), o uso emergencial de 4,8 milhões de doses da vacina Coronavac no Brasil.

Os seis membros do órgão acompanharam o voto da relatora e diretora Meiruze Sousa Freitas.  Ela argumentou que há poucos tratamentos disponíveis e que não há medicamentos registrados na Anvisa para tratamento da covid-19.

O primeiro voto a favor foi do gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes, que levou em consideração o cenário crítico da pandemia com o aumento do número de casos e ausência de alternativas terapêuticas.

O segundo a votar foi o coordenador de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos, Fabrício Carneiro, que também votou a favor do uso uso emergencial.

“Nos manifestamos pela aprovação de eventuais novos pedidos de uso emergencial nos moldes aprovados até o momento, ou seja, as vacinas sendo importadas prontas da Sinovac ou granel da vacina importada”, informou, acrescentando que eventuais alterações devem passar por nova análise da área técnica.

"Considerando a missão institucional da Anvisa, que as vacinas são as formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas, salvando milhões de vidas no mundo, além do grave cenário da pandemia em que vivemos, e o indicativo de colapso, a importância do acesso à cultura preventiva", assinalou o diretor Rômison Mota.

A diretora Cristiane Rose Jourdan acrescentou que os imunizantes devem chegar o mais rápido possível à população, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

"A vacinação decorre de um pacto social necessário para o bem comum e para a volta à normalidade, ainda que com adequações de costumes e devidos cuidados", afirmou.

Já o direto Alex Campos ressaltou a importância de monitoramento e diligências apontadas na apresentação da relatora.

O diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, declarou que os ataques de parte da população ao órgão são insignificantes diante do trabalho desenvolvido por especialistas, e que "o que foi mostrado no domingo passado não foi nenhuma novidade. É trabalho de quase 22 desta agência", destacou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil