Compartilhe este texto

Major Duarte se pronuncia sobre áudio no WhatsApp sobre confisco de poupança

Por Portal Do Holanda

14/04/2016 19h41 — em
Tecnologia



Não é de hoje que quem tem WhatsApp recebe, através de grupos, mensagens alarmantes que deixam todos preocupados e posteriormente se descobre que tudo não passava de boato. 

Recentemente, vem circulando no aplicativo um áudio de um homem se identificando como “Major Duarte”, do "grupo Gebodam RJ”, alertando para que os colegas retirem todo o dinheiro que tiverem em conta poupança, afirmando que se trata de um “golpe de estado” e que a “Dilma vai passar a mão em todo o dinheiro da conta corrente e caderneta de poupança no dia 15”. Como se não bastasse, a mensagem alarmante diz que “vai ser instaurada uma guerra civil no Brasil” e que “a informação é dos Estados Unidos”. Oi?

Verdade ou Boato?

O verdadeiro Major Duarte, que se chama Ronaldo do Couto Duarte, major da Patrulha Aérea Civil, afirmou que as mensagens não passam de boato, e feitas ainda por alguém se passando por ele. A voz do verdadeiro Major é completamente diferente da que aparece no áudio, e segundo Ronaldo Duarte, ele vem sofrido desde a divulgação da mensagem falsa usando seu nome.

"Alguém que não gosta de mim fez isto. Já atendi diversos telefonemas sobre isto, isto está me consumindo, e envolve o nome da empresa Gebodam, o que é péssimo. Já me pronunciei no Facebook sobre isto, mas o áudio continua circulando”, diz ele.


Procurada pelo jornal Extra, a assessoria de imprensa da Presidência da República reiterou o seguinte posicionamento, já publicado em seu site:

“Não. O governo NÃO vai confiscar a poupança de quem quer que seja! Não acredite nesses boatos.

Uma legislação de 2001 proíbe qualquer medida para bloquear a poupança. Mesmo se o governo quisesse - e ele não quer, nunca quis e não o fará! -, não poderia tomar medidas para tirar o seu dinheiro.

É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria que vise detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”, diz a Emenda Constitucional de 32/2001, artigo 62, parágrafo 1º, inciso II.

Esse boato do confisco apela a um trauma antigo da população por causa do sequestro da poupança em 1990. Foi um bloqueio de tudo que as pessoas tinham guardado nos bancos, desde o dinheiro da conta-corrente até as aplicações financeiras. Aquela medida foi uma solução extrema que, por lei, não tem como ser feita novamente depois de 2001.

Portanto, é mais um boato que circula na internet e que não tem qualquer fundo de verdade. A caderneta de poupança é, e continuará sendo, o investimento mais seguro, popular e simples”

Vale lembrar que esse boato corre há tempos. A origem desse medo se dá desde o Plano Collor, em 1990, quando então presidente Fernando Colllor de Mello baixou pacote proibindo retiradas acima de 50 mil cruzados novos nas poupanças,  atrasando a vida de milhões de pessoas.


​Major Duarte


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: boato, confisco de poupança, hoax, whatsapp, Tecnologia

+ Tecnologia