Vídeo mostra caso de ‘verme no olho’, doença rara no Brasil

Por Portal do Holanda

03/09/2021 17h46 — em Bizarro

Foto: Reprodução

Um caso de loíase, doença causada por verme no olho, foi destaque nesta semana no 'New England Journal of Medicine'.  

A paciente da Alemanha, uma antropóloga de 36 anos, mostrou o vídeo da situação causada pelo verme da espécie Loa loa, que é comum no Centro e no Oeste da África. Ela foi infectada em viagem a trabalho para a  República Centro-Africana.

 A doença não é infecciosa, e é causada por uma mosca que pousa no olho. O verme deixado pelo inseto, então, migra através da pele e pode produzir áreas de inchaço inflamatório.

O sistema imunológico reage podendo trazer danos às estruturas e causar até perda da visão. 

No Brasil, o parasita que causa a toxoplasmose é o mais preocupante, e costuma “gostar” do tecido do sistema nervoso central, que também pode levar à cegueira se infectar a retina.  A doença é extremamente rara fora do continente africano. Mas em São Paulo, um caso já foi registrado, em 2012. Uma mulher natural de Camarões foi infectada, conforme relatos de médicos da Unifesp. Ela foi tratada;

No Brasil, o parasita que causa a toxoplasmose é o mais preocupante, e costuma “gostar” do tecido do sistema nervoso central, que também pode levar à cegueira se infectar a retina. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Bizarro