Compartilhe este texto

Josué Filho é o novo presidente do TCE Amazonas

Por Portal Do Holanda

27/11/2013 16h28 — em



Os conselheiros Josué Filho e Ari Moutinho foram eleitos, nesta quarta-feira, 27, para comandar o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no biênio 2014-2015. Por unanimidade de votos, eles foram escolhidos, respectivamente, para os cargos de presidente e vice-presidente da corte durante a 47ª sessão ordinária. Os dois conselheiros têm formação superior em administração.

Na mesma solenidade, foram eleitos o conselheiro Lúcio Albuquerque para a Corregedoria e o conselheiro Júlio Cabral para a Ouvidoria.  O conselheiro Érico Desterro — que deixa a presidência no dia 18 de dezembro — foi eleito, por seis votos a um, para coordenação da Escola de Contas Públicas do TCE para os próximos 2 anos. As relatorias dos municípios do interior do Amazonas, do município de Manaus e dos órgãos da administração do governo do Estado também foram sorteadas na mesma sessão.

Após ouvir os votos de felicitações dos demais conselheiros, que enalteceram sua postura conciliadora, o conselheiro Josué Filho ressaltou que quer comandar o TCE com o apoio dos 700 servidores da casa. “O presidente, como afirmou o conselheiro Érico (Desterro), é um maestro na corte. Seguindo essa linha, eu vou tocar o piano com todos os outros membros do TCE, que funciona como uma máquina. Vou estar de olhos e ouvidos abertos a todos”, comentou, ao ressaltar à imprensa que pretende imprimir em sua administração um caráter extremamente pedagógico.

“O Tribunal já treinou muito bem os seus servidores e agora vamos treinar os gestores, para que não errem em suas prestações de contas. Os prefeitos no interior já sabe como prestar contas, tem suas estrutura, mas o responsável pelos Departamentos de Água e Esgoto e de Previdência, por exemplo, não. O maior índice de reprovação está aí. Queremos exatamente isso. Vamos colocá-los na sala de aula para depois fazer a prova. O que não pode depois disso é o gestor dizer que errou porque não sabia. Isso não será admitido e o gestor deverá ser penalizado”, afirmou, ao revelar que os três primeiros meses de sua administração serão voltados à formação dos gestores.

Josué Filho é um dos conselheiros com o maior percentual de eficiência na tramitação processual desde que ingressou no TCE, em 2008. Os números apontam que dos processos que entraram em seu gabinete, uma média de 2,4 mil por ano, apenas 2% ficou para ser julgado no ano seguinte. O desempenho é sempre maior que 95,94%.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: biênio 2014-2015, eleição, Josué Filho, presidente, TCE

+