Compartilhe este texto

Os vendedores de ilusão


Por Raimundo de Holanda

08/09/2016 23h06 — em
Bastidores da Política



A partir desta sexta-feira os candidatos a prefeito de Manaus terão apenas 21 dias de campanha para tentar ‘convencer’ mais da metade dos eleitores sobre a honestidade e a viabilidade de suas propostas. Até agora, os serviços públicos têm sido o principal ‘gargalo’ das administrações municipais e em cima da precariedade deles são feitas as chamadas ‘promessas de campanha’ a cada quatro anos. O transporte coletivo problemático, a falta de água na periferia, o mau atendimento de saúde, a falta de segurança, a dificuldade de locomoção são alguns problemas crônicos da cidade.

(Montagem: Portal do Holanda)

E são eles que ‘alimentam’ as campanhas eleitorais com propostas que chamam a atenção pela ‘modernidade’: sistema inteligente de mobilidade, abastecimento de água para todos, sistema de segurança integrado, gestão itinerante e participativa.

Acostumado com as promessas “que nunca saem do papel”, o eleitor desconfiado usa as redes sociais para desabafar: “eles são vendedores de ilusão”.

VANESSA SE JUNTA AO ZÉ

A campanha de José Ricardo, do PT, vai ganhar a partir de hoje o reforço da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB. Se ela chegar a Manaus com a ‘garra’ com que defendeu a presidente Dilma no processo de impeachment, os adversários vão tremer. Mas enquanto ela chega para ajudar, o Zé vai a Fortaleza buscar outro reforço, um depoimento para o horário eleitoral do velho companheiro de campanha, Praciano, que “puxou” a sua carreira política até aqui.

REDE SOCIAL ENGANA

Sem as robustas verbas das doações empresariais que sustentaram as campanhas eleitorais até 2014, os candidatos majoritários estão apelando para as ‘guerrilhas virtuais’ para dar visibilidade às suas campanhas. Nos centros de inteligência são construídas verdadeiras ‘pirâmides’ de divulgadores, por meio dos quais as mensagens chegam a atingir número  expressivo  de pessoas. Estas ganham o nome de seguidores, coisa que na realidade não o são. Assim, um candidato com mais de 300 mil ‘seguidores’ não alcança dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto, o que dá menos de 100 mil votos. Já outro, com 170 mil seguidores alcança mais de um terço das intenções, algo em torno de 450 mil eleitores. As redes são uma ótima ferramenta de campanha, mas podem acalentar sonhos impossíveis.

ARRANCA-RABO

Indignado com a divulgação de uma pesquisa sem registro no TRE-AM, , o candidato do PR, Marcelo Ramos, ingressou com uma notícia crime contra um blog autor dos falsos números.

@@@

A briga corre no âmbito da Polícia Federal e do TRE-AM, onde o responsável pelo  blog já foi notificado.

NONATO LOPES E A MANCADA DO VICE

Dono de três mandatos de deputado na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Iranduba, Nonato Lopes (PMDB), que tenta emplacar mais um mandato no município, teve o registro de sua candidatura indeferido pelo juiz eleitoral Josenildo Dourado do Nascimento.

@@@

Segundo o magistrado, o vice de Lopes, pastor Manuel de Souza Cardoso, não é filiado a partido nenhum, o que provocou a impugnação da chapa da coligação Ordem e Progresso.

@@@

 Uma mancada de Nonato. Dificil de ser consertada, mas ele pode indicar outro vice e reverter a decisão no TRE

AMAZONAS, CUIDADO

A ONG holandesa Black Jaguar Foundation quer criar um gigantesco corredor verde cortando a metade norte do Brasil em uma área total de 10,4 milhões de hectares. O polêmico projeto foi apresentado no Congresso Internacional de Conservação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), realizado recentemente em Honolulu, Havaí.

@@@

Aparentemente, o projeto se reveste de boas intenções pretendendo o reflorestamento das áreas de preservação permanente (APPs) em todo o trajeto do Rio Araguaia, que nasce no Parque Nacional das Emas (GO) e deságua no Atlântico, em Belém (PA).

@@@

No entanto, é bom autoridades e políticos do Amazonas ficarem atentos para o Estado não ser supreendido por ações de ongs de olho em negócios escusos muitas vezes embutidos em projetos como esse. A iniciativa deve custar a bagatela de R$ 14 bilhões, de acordo com os holandeses.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: candidatos, eleições 2016, Manaus, prefeitura, vendedor de ilusão

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.