O legado dos Virgilios

Por Raimundo Holanda

13/07/2018 20h08 — em Bastidores da Política

Arthur Virgílio Neto comemorou nesta sexta seus 40 anos de vida pública, aos 73 anos de idade. Em 1978, Arthur disputou sua primeira eleição, um ano antes de seu pai Arthur Virgílio Filho ser anistiado.

Em sua trajetória, Arthur tem sido um líder isolado dos grandes grupos políticos que dominaram o Amazonas nos últimos 40 anos e sustenta sua carreira com votações expressivas. 

Seu maior desafio agora é dar inicio a transferência de um legado politico, cujo herdeiro natural é Arthur Bisneto. 

As eleições deste ano devem funcionar como um marco para esse processo - que é um desafio para um politico que marcou época, seja como deputado federal, senador, ministro ou prefeito de Manaus.

PEDRO X GIVANCIR

Há uma grande diferença entre Pedro Braga, repórter do Portal do Holanda e Givancir Oliveira, presidente do  Sindicato dos Rodoviários. Pedro é honesto, decente, verdadeiro, justo, amigo, disciplinado, honrado.  Givancir  é a antítese de tudo isso.

O Portal do Holanda, que se orgulha de ter Pedro em seus quadros, se solidariza com ele neste momento em que é alvo de mentiras e rende ao jornalista homenagens pela sua retidão profissional, seu apego à verdade e a justiça.  Este Portal silenciará a partir de agora sobre a violência moral e física praticada contra Pedro pelo desatinado presidente do Sindicato dos Rodoviários,  até que a justiça se manifeste sobre as medidas legais que estão sendo tomadas pelo jurídico da empresa.

TEMPO DE CONVENÇÕES     

A partir da próxima sexta-feira, 20, até o dia 5 de agosto, os partidos poderão realizar suas convenções para oficializar candidaturas, alianças e coligações. Há 22 dias do prazo final as coisas continuam confusas, com disputas por espaços, nomes e tempo de propaganda.

 HISSA ERA CONTRA

Não é novidade que Hissa Abrahão, presidente regional do PDT, tenha se mobilizado para evitar uma aliança do partido com o PSDB do tucano Arthur Neto, com quem em 2014 ele protagonizou uma ‘briga’ que o deixou isolado na prefeitura, de onde saiu em 2015 já eleito deputado federal.

COMO FICAM AS RECEITAS

De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO),  ficaram assim os percentuais de cada esfera de poder em 2019:  DPE (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), 1,4%; Assembleia Legislativa, 4,1%; TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), 8,01%; e  TCE (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas), 3,03%.

DELPHINA ABDEL AZIZ

Da Assembleia Legislativa à Câmara Municipal de Manaus foram muitas  as manifestações de pesar pelo falecimento de Delphina Rinaldi Abdel Aziz, mãe do senador Omar Aziz (PSD).  

LINKS PROIBIDOS

A Justiça Eleitoral proibiu o uso de links patrocinados no Facebook para a divulgação de pré-canditaduras. O entendimento é de que esse tipo de anúncio também precisa respeitar o calendário eleitoral brasileiro, que neste ano fixou o começo da propaganda eleitoral em 16 de agosto.