Compartilhe este texto

A mudança no secretariado de Melo. Longo ciclo...


Por Raimundo de Holanda

21/03/2015 0h59 — em
Bastidores da Política



O governador José  Melo fechou o longo ciclo  de reforma do secretariado. Mas mudou pouco, o que revela que ele confia na equipe que herdou dos governos Braga-Omar. Agora o passo seguinte será colocar em prática politicas de contenção de gastos sem comprometer os investimentos em infraestrutura, aliás, uma promessa que está na última campanha institucional do governo veiculada nos meios de comunicação. Se a reforma do secretariado foi tímida, a expectativa é que o governador será mais audacioso e mais ativo no que se refere ao ajuste de uma máquina ainda inchada e surpreenda nas ações voltadas para a segurança, saúde e educação. (RH)

De olho nas operadoras

O defensor público Carlos Alberto de Almeida Filho, da Defensoria Pública de Tutelas Coletivas, vai reunir todos os processos correntes nos demais órgãos de defesa do consumidor do Amazonas para impetrar uma ação coletiva contra as operadores Vivo, Oi, Tim e Claro. O principal motivo é o corte do sinal de internet, quando o consumidor atinge a franquia contratada. Isso acontece desde novembro de 2014; antes o sinal apenas ficava devagar, quase parando. Resta saber se a Defensoria vai exigir o ressarcimento dos dias que o consumidor fica sem sinal de internet.

Castro na mira do PPS

Com a aproximação de mais uma disputa eleitoral, desta vez para a prefeitura de Manaus, no próximo ano, o deputado Luiz Castro teme uma represália por parte da direção de seu partido, o PPS. Castro rebelou-se contra a expulsão dos vereadores professor Samuel e professora Jaqueline, sem terem direito a defesa junto ao diretório do partido. “Tenho sido hostilizado dentro do PPS pelas posições que assumo”. Ele espera o registro do partido da ex-senadora Marina Silva, o Rede Sustentabilidade, para trocar de sigla.

Medidos pelo nariz

Estreante na política e deputado mais novo a conquistar o mandato, o ex-praça da PM Platiny Soares resolveu medir a altura do nariz com o veterano Serafim Correa, que também é estreante como deputado. Sarafa disse que moradores do São José erraram o local indo à Assembleia resolver a disputa de um campo de futebol d prefeitura de Manaus. Platiny não gostou. “Eu tive a infelicidade de ouvir um ex-gestor público eleito pelo povo dizer que o povo estava errado quando veio aqui se manifestar– o povo nunca tá errado”.

Suframa atrapalha municípios

Há três anos a Suframa não faz um convênio com municípios da região de abrangência da Zona Franca de Manaus. E isso, no entendimento do deputado Dermilson Chagas, está  impactando no interior, e deixando os prefeitos mais pobres. “Não podemos virar as costas pra isso, temos de falar, temos de exigir a liberação do contingenciamento”, disse ele, que parece não acompanhar os julgamentos do TCE, onde os desvios de recursos flagrados nas contas dos prefeitos são bem gordos.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.