Compartilhe este texto

Juíza do Amazonas acusada de ficar com dinheiro apreendido de suposto traficante


Por Raimundo de Holanda

20/03/2015 0h46 — em
Bastidores da Política



Não é uma reprise do caso Eike Batistsa X juiz Flávio Roberto de Souza , acusado de se apropriar  de bens  que mandou apreender do milionário, mas no Amazonas a juiza Rosa Maria Calderaro também está sendo acusada de “reter”  cerca de 8 mil apreendidos de  um suposto traficante e que deveriam ter sido depositados em conta do Tribunal de Justiça do Amazonas, até  que fosse decidido o fim que seria dado ao dinheiro.  O caso chegou a  Corregedoria do Tribunal através de uma denúncia feita pelo advogado Abrahim Jezine.

O juiz Adonaid Abrantes, que substitui Rosa Calderaro na Comarca de São Sebastião do Uatumã  depois que ela foi  transferida para a 1 Vara cível de juizado especial em Manaus, pediu que a magistrada  devolvesse o  dinheiro (veja documento), mas não foi atendido, A Corregedoria do Tribunal deu  prazo de 5 dias para a juíza se manifestar, mas ela não o fez. Agora o caso vai para o Conselho Nacional de Justiça. O Portal do Holanda tentou um contato  com Rosa Maria, mas não teve retorno.

 

 

 

 E A LUZ VERMELHA ACENDEU

Foi um dia de luzes vermelhas no plenário da Assembleia Legislativa. Todos os microfones dos deputados no plenário ficaram ligados durante o discurso de despedida do deputado Sidney Leite, que se licenciou para assumir a Sepror. A luz vermelha do microfone indica pedido de aparte do colega na bancada. Um fato nunca visto na casa, segundo o presidente Josué Neto. Sidney, que ontem encaminhou ofício pedindo o afastamento, se emocionou durante as quase duas horas de apartes. Mas segurou firme o discurso, do alto de sua longa experiência executiva e parlamentar.

EXPULSOES NO PPS

Arranhado com a direção do PPS desde que se recusou a fazer campanha para o senador Eduardo Braga em 2014, o deputado Luiz Castro protestou ontem contra a expulsão dos vereadores professores Jaqueline e Samuel do partido. Eles contrariaram a direção municipal votando no colega Wilker Barreto, indicado pelo prefeito Artur Neto para a presidência da Câmara. Para Castro, eles honraram o PPS com desempenhos exemplares. Mas não foram convidados a participar de uma única reunião de deliberação.

AINDA VERDINHA

A estreante na tribuna Alessandra Campêlo ainda não aprendeu a desviar das verdades “inconvenientes” que devem ser evitadas num discurso. Ontem falando sobre a ida de Sidney Leite para a Sepror, lamentou a falta de políticas públicas para tirar o povo do sofrimento no interior. Mas também assumiu que teve sua passagem pela secretaria, onde foi diretora e subsecretária, viajou pelo interior e viu o sofrimento do povo. Mas parece que deixou como está.

CANSADO DOS CONTRAS

Cansado de ver notícias negativas contra os parlamentares, Dermilson Chagas resolveu defender seu lado. E fez um desabafo contra os que invertem o valor das coisas. “A coisa séria está se tornando banal, e a coisa banal está se tornando coisa séria, e se criam situações graciosas que ferem a imagem das pessoas”. E deu exemplo das críticas à extinção da Secti, “que não foi extinta”, mas nenhum cientista falou do dinheiro do Capta, que é destinado à universidade, onde eles têm seus empregos.

SABÁ ESTÁ CERTO

O deputado Sabá Reis (PR) está preocupado a Zona Franca de Manaus (ZFM). Prova disso é que, enquanto os demais deputados da Comissão da Indústria, Comércio Exterior e Mercosul, da Aleam, querem marcar audiência com o secretário executivo do MDIC, Ivan Ramalho, ele prefere audiência com o ministro Armando Monteiro. Agora ficou mais fácil: o ministro vem para reunião do CAS, no dia 30 de abril.

EMBARGOS NEGADOS

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas rejeitou embargos de declaração do ex-candidato a deputado federal pelo PMDB, Gedeão Amorim. Os embargos estão relacionados ao processo nº 1190-90.2014.6.04.0000, classe 25, referente à prestação de contas de campanha.

VAGA DOS ARTISTAS

A falta de oportunidades de trabalho e de divulgação do artista local pode ser modificada com a aprovação do projeto do vereador Marcelo Serafim (PSB) que quer criar vagas nos eventos promovidos pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult). Se virar lei, artistas locais terão 50%, ou mais, das vagas nesses eventos.

INDENIZAÇÕES NA CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, está convocando mais 30 ex-funcionários do Legislativo municipal para receber indenização na Diretoria de Finanças na segunda-feira, dia 23.

UM ANO DE ATRASO

As reuniões da Comissão de Saúde, Previdência, Assistência Social e Trabalho, que tem como presidente o deputado Ricardo Nicolau (PSD), estão com a publicação de suas atas só um pouquinho atrasada. Por exemplo, as atas das reuniões  de abril e maio do ano passado foram publicadas na edição do dia 18 de março de 2015.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.