Compartilhe este texto

Fechado o 'dormitório' de presos


Por Raimundo de Holanda

15/02/2018 21h05 — em
Bastidores da Política



 A decisão do governo amparada pela Justiça de autorizar a desativação do regime semiaberto do Compaj foi correta. Era um  caríssimo ‘dormitório de presos’,  sem qualquer controle, abrigando  um exército de homens facilmente manipulado pelos chefes do crime.

O  regime semiaberto, com tornozeleiras eletrônicas, torna o controle eficiente e barato.    

Um caminho foi aberto  - graças em parte aos juízes  das varas de execuções penais, que defenderam a ideia -  para humanizar o sistema carcerário. 

A medida vai permitir que quem cumpre penas leves tenha mais oportunidade de se reinserir na sociedade, a começar pela família A reabilitação é o passo seguinte, que parece agora bem mais visível e menos distante. 

BLOQUEADORES DE PRESÍDIO

Projeto de lei aprovado no Senado obriga a instalação de bloqueadores de celular em presídios do país, contemplando sugestão das operadoras de que seja utilizado o Fundo Penitenciário Nacional para financiar a instalação desses equipamentos. Uma emenda tenta repassar esse custo para as empresas.

CONVERSAS ATRAVESSADAS

A menos de mês para a abertura da janela partidária, as conversas ‘atravessadas’ começam a ganhar volume nos bastidores dos partidos. Na condição de governador e mais provável candidato ao governo, Amazonino Mendes é o alvo de todas as atenções e boatos.

@@@

Um, que seu partido, o PDT, teria a meta ambiciosa de filiar 30 prefeitos do interior. Mas isso mexeria nas bases e iria desgostar possíveis aliados necessários à reeleição.

@@@

É certo que Amazonino precisa ‘oxigenar’ seu grupo com mais representações municipais no interior, porém ela sabe que os terreiros políticos são campos minados.

 ESQUERDA SOCIALISTA

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros veio a Manaus palestrar sobre a alternativa do partido como ‘esquerda socialista’ para governar o Brasil. Egresso da UNE, Medeiros pretende mudar a cara de um partido alinhado com a ideologia de ultraesquerda.

CERCO FECHADO

Único parlamentar petista na Câmara Municipal, o vereador Sassá da Construção Civil está a um passo de ingressar no PDT. Mas, o mandachuva estadual do PT, deputado Sinésio Campos, nega a saída de Sassá.

“EMERGÊNCIA SOCIAL”

O presidente Michel Temer edita hoje medida provisória decretando "estado de emergência social" em Roraima, diante do intenso fluxo migratório de venezuelanos. O Governo Federal está dobrando a presença das Forças Armadas no Estado na conflituosa região já ocupada por 40 mil venezuelanos.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: compaj, fan, justiça

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.