Compartilhe este texto

Empresa que superfaturar obras ou serviço pode ter bens bloqueados no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

26/04/2018 20h29 — em
Bastidores da Política



O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas encontrou um meio de recolher as multas aplicadas a gestores públicos condenados por corrupção. Além do bloqueio de bens dos acusados, empresas que receberam por obras não realizadas ou superfaturadas também sofrerão bloqueios. Essa foi a forma encontrada para conter a impunidade de agentes públicos que alegam não dispor nem de patrimônio nem de dinheiro para recolher o que desviaram do Estado.

ROSSIELI MANAUS

O agora Ministro da Educação, Rossieli Soares, estará em Manaus no próximo dia 30. Ele virá para inauguração de uma clínica veterinária, construída pelo MEC, no campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). 

MELO E ROSSIELLI

O conselheiro Mario Melo se comprometeu e devolver o processo no qual o ex-secretário de Educação e atual ministro Rossielli Soares foi condenado a devolver R$ 2,2 milhões por obras pagas sem terem sido realizadas ou concluídas durante sua gestão na Seduc-Am. Rossielli  recorreu, mas está no fio da navalha.

DNIT OMISSÃO 

O procurador Alexandre Jabur determinou abertura de Inquérito Civil para investigar a omissão do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Amazonas (DNIT-AM), José Fábio Porto Galvão, ao permitir que vagas de analistas de nível superior estejam sendo ocupadas por quem não preenche os requisitos exigidos para tais cargos. A portaria que transforma Notícia Fato em Inquérito Civil foi publicada no Diário Oficial do MPF de quinta-feira (26/04). 

DECRETO SEPLANCTI REVOGADO

O governador Amazonino Mendes decidiu revogar o decreto que transferiu unidades da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O decreto reformando a decisão anterior, foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (25/04). 

TROCA-TROCA CASA CIVIL

Amazonino Mendes resolveu trocar novamente o comando da Secretaria de Estado da Casa Civil. O atual titular da pasta, José Alves Pacífico, foi exonerado no último dia 25. Ele será substituído por Arthur César Lins, que estava respondendo pelo cargo de Controlador-Geral do Estado. O agora ex-secretário da Casa Civil, Pacífico, foi nomeado para exercer o cargo de secretário de Estado Extraordinário. 

@@@

Outras mudanças foram feitas no governo. Amazonino nomeou Eliane Ferreira da Silva para assumir a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e exonerou Márcio André Brito do cargo de diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (IPEM-AM), sendo Jorge Augusto dos Santos nomeado para o seu lugar. 

PEGO  NA MENTIRA

Um documento enviado pelo escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, informando ao deputado Serafim Corrêa que não assinou contrato para consultoria de segurança com o governador Amazonino Mendes, deixou em situação delicada   o líder da oposição Sabá Reis.

@@@

Ele que diariamente vinha denunciando a assinatura do contrato ‘sem licitação’, até ganhou o apelido de “Sabá Giuliani” do líder do governo Dermilson Chagas por sua insistência no tema.

CANDIDATO TUCANO

O ninho tucano anda agitado com a possibilidade de o prefeito Arthur Virgílio definir com a direção nacional do PSDB o lançamento de candidatura própria ao governo do Amazonas. Mais ainda porque conversas ‘vazadas’ dão indicativo de que o nome escolhido seria o do vice Marcos Rotta.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.