Bastidores da Política - Culpa pelo desgoverno é de cada um de nós. E pelo avanço da Covid 19 também


Culpa pelo desgoverno é de cada um de nós. E pelo avanço da Covid 19 também

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

23/02/2021 20h27 — em Bastidores da Política

Quando a gente pensava que o pior havia passado,  50 corpos chegam num só dia para enterro, tendo como causa a Covid 19. Quando a gente pensava que não ia mais chorar, morre o melhor amigo, o vizinho que nos acenava  da varanda, a professora da escola de nossos filhos.

Que história é essa que estamos escrevendo e da qual somos protagonistas? Que sensação de impotência é essa de saber que a possibilidade de contrair o vírus é de quase 100%? Que tempo de horror e desesperança é esse, no qual deixamos de ter fé, quando ela é tão necessária?

Onde erramos?  Talvez o nosso principal erro tenha sido em 2018, quando elegemos nossos governantes. Empossados, eles souberam do primeiro caso da doença em 19 de dezembro de 2019, na cidade de Wuam, na China.  Depois se espalhou pela Asia e chegou a Europa e Estados Unidos.    

Fez  a primeira vítima  no  Brasil em 26 de fevereiro do ano passado. Tempo para se prevenir, tempo para proteger a população, tempo para evitar mortes, tempo para impedir que hospitais de Manaus fossem transformados em câmeras de asfixia.

Um dia tudo isso será história, a história que protagonizamos agora, mas poucos serão lembrados pelo heroismo. Ficarão nas páginas dos livros os vilões, que elegemos… Aqui a nossa culpa e nosso erro

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.