Compartilhe este texto

Amazonino direto de seu bunker: ‘a gente sabe que está fazendo o bem’


Por Raimundo de Holanda

18/10/2017 21h21 — em
Bastidores da Política



Na busca da reconstrução prometida durante a campanha eleitoral, o governador Amazonino Mendes voltou ontem às redes sociais com plena confiança em sua equipe de governo. Ele postou vídeo no facebook direto de seu ‘bunker’ para dizer que “as coisas estão indo muito bem”.

 “A luta é dura, é árdua, mas é agradável e prazeirosa, porque a gente sabe que está fazendo o bem.”

Apesar do otimismo,  Amazonino sabe que essa é uma caminhada diiicil e de muitos desafios. Vai conseguir seu objetivo de preparar o Estado para o futuro, mas deve estar preparado para armadilhas montadas por grupos de pressão, que orbitam em torno do governo.   

Ouro 18 quilates

A Assembleia instituiu ontem a Comenda Jornalista Phelippe Daou, uma medalha em ouro 18 quilates, que vai homenagear uma única pessoa por ano, e será entregue no dia 15 de dezembro, data do aniversário do fundador das Rede Amazônica.

Central do Basa

A transferência da Central de Análise de Crédito do Basa, de Manaus para Rondônia, será um golpe de morte para os nossos produtores. A conclusão é do deputado  Gomes, que ontem fez um apelo à direção do banco para que a central não seja mexida.

Agora é o amor

O Amor vai estar no ar comemorando o aniversário da cidade, com a campanha “348 motivos para amar Manaus”, veiculada pela prefeitura desde ontem. São os moradores falando da cidade em peças para todos os meios de comunicação.

Colégio de Líderes

Definido o colégio de líderes do governador Amazonino Mendes na Assembleia Legislativa. O líder, Dermilson Chagas (PEN), será auxiliado pelos deputados Josué Neto (PSD) e Adjuto Afonso (PDT).

Fora de pauta

A pedido de Dermilson Chagas (PEN), a ALEAM retirou da pauta de votação, ontem, mensagem governamental que altera a Lei Complementar nº 30/2001, sobre o regime próprio de previdência do Estado, criando um órgão gestor. Também ficou fora de pauta o projeto que aprova nomes indicados para o Conselho de Recursos Fiscais da SEFAZ.

Uma nota só

Da tribuna da ALEAM, Serafim Corrêa (PSB) reconheceu ser mesmo um deputado de uma nota só, por só falar em Fundeb. Ontem, ele voltou ao tema, denunciando que o montante de R$500 milhões do Fundo entra todos os meses na conta dos municípios amazonenses, os quais, no entanto, não prestam contas de um centavo sequer.

Fim da picada

De acordo com Serafim, dos R$ 294 milhões de diferença do Fundeb abocanhados pelos municípios em 2016, somente a Prefeitura de Itacoatiara prestou contas da grana repassada. “Mas, vejam que isso é o fim da picada, o prefeito não aplicou os recursos, que ficaram guardados no banco”, protestou o parlamentar.

Tons de Reis

Entre uma piadinha e outra, o deputado Sabá Reis (PR) vai armando sua aproximação com o novo governo estadual. Quando instado sobre a questão, ele ironiza, dizendo que a relação ALEAM com o governo “são 50 tons de cinza”.

O PT hoje

Os tucanos jogaram pedras contra o PT e cassaram Dilma Rousseff. Agora ‘salvaram’ Aécio Neves, que fez o que o PT fazia. O colega Ricardo Ferraço não aguentou, vai se licenciar com vergonha de ser político. “Estamos fazendo exatamente aquilo que o PT fazia.”

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Amazonino, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.