Compartilhe este texto

Em Manaus, estudantes transformam produtos descartados em artigos sustentáveis

Por Portal Do Holanda

07/04/2017 9h09 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM- Os materiais que antes eram descartados no lixo como garrafas pets, caixas, jornais, entre outros, se tornaram artigos de luxo nas mãos dos estudantes do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus. Brinquedos, estátuas, máscaras, são alguns dos produtos confeccionados. A atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental une o conhecimento da disciplina de arte com a conscientização do uso sustentável dos materiais e a percepção dos impactos do lixo no meio ambiente.

O projeto intitulado “A Metamorfose do Lixo em Objetos Artísticos: arte e sustentabilidade” foi desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

O trabalho, desenvolvido no segundo semestre de 2016, contou com a participação de seis alunos, entre bolsistas de alfabetização científica e voluntários. A equipe formada por Caroline Rayane, Marechal Filho, Marcella Wolfarth, Marco Ruas, Thiago Santos e Zyon Puga, compreendeu, na prática, as relações existentes entre arte e sustentabilidade a partir da alfabetização científica, com a sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados no lixo.

A ação desenvolvida na escola, recebeu, no ano passado, uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) devido relevância do projeto. Os estudantes tiveram também o trabalho aceito no Congresso de Educação Ambiental no Paraná e no Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, em Juazeiro, na Bahia. 

Edital PCE

Atenção professores, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebe, até as 24h do dia 24 de abril, a submissão de propostas ao Programa Ciência na Escola, edição 2017. As propostas deverão ser apresentadas em formulário on-line específico e enviadas, através do sistema SigFapeam. 

O PCE incentiva a aproximação da ciência do ambiente escolar e visa a participação de professores e estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, de escolas públicas da rede estadual do Amazonas e municipal de Manaus, em projetos de pesquisa científica e tecnológica, a serem desenvolvidos nas escolas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: artigos sustentáveis, estudantes, Manaus, Amazonas

+ Amazonas