Recife divulga shows do Carnaval com Ney Matogrosso, Pabllo Vitar e O Grande Encontro
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - A prefeitura do Recife divulgou, nesta sexta-feira (14), a programação detalhada do principal polo de shows do Carnaval na cidade, o Marco Zero. A folia começa oficialmente no dia 27 de fevereiro, uma quinta-feira, na capital pernambucana.
A abertura terá apresentações de Ney Matogrosso e Raphaela Santos, estrela do brega.
Entre as atrações que vão se apresentar nas seis noites de shows no Marco Zero do Recife estão também Pabllo Vittar, BaianaSystem, Gloria Groove, Xamã, O Grande Encontro, Criolo, Ferrugem, Nação Zumbi, Alceu Valença, Maestro Edson Rodrigues e Elba Ramalho, uma das homenageadas do Carnaval.
Além de Elba, também serão celebrados o cantor Marron Brasileiro e a Troça Abanadores do Arruda, fundada em 1934. Em 2025, o tema da festa no Recife é: "Carnaval do Recife. É Gente".
A abertura do Carnaval será na quinta-feira, 27 de fevereiro, pelo segundo ano consecutivo. Um dia antes, na quarta, haverá a subida da alegoria do Galo da Madrugada na ponte Duarte Coelho, no centro da cidade, que foi transformada em um evento no ano passado.
O Galo da Madrugada, considerado um dos maiores blocos de Carnaval do país, terá desfile no sábado, dia 1º de março, a partir das 9h.
Neste ano, a alegoria gigante do Galo terá 34 metros de altura e será a maior da história. Segundo a organização, haverá 30 trios elétricos no bloco, que vai homenagear as tradições do Carnaval de Pernambuco.
A programação dos polos descentralizados, que ficam nos bairros e em outros pontos da área central da capital pernambucana, será divulgada nas próximas semanas. Segundo a prefeitura, mais de 90% dos artistas que vão se apresentar nos palcos são pernambucanos.
Neste ano, Pernambuco terá um feriadão de quase dez dias. Isso porque a quinta-feira pós-folia, 6 de março, é feriado da Data Magna da Revolução Pernambucana.
No dia 7 de março, sexta-feira seguinte ao Carnaval, haverá um festival com cantores de brega no Marco Zero. Cantores como Michelle Melo, Sheldon, Conde, Labaredas, Sedutora, entre outros.
Em 2024, o Carnaval gerou R$ 2,4 bilhões de movimentação na economia do Recife, segundo a prefeitura. Para 2025, a gestão municipal estima que a festa em 2025 deverá movimentar mais de R$ 2,7 bilhões.
*
VEJA A LISTA DE SHOWS NO MARCO ZERO DURANTE O CARNAVAL
Quinta (27)
- Marron Brasileiro
- Ney Matogrosso
- Raphaela Santos
Sexta (28)
- Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo
- O Grande Encontro - Elba, Alceu e Geraldo Azevedo
- João Gomes
- Priscila Senna
Sábado (1º)
- Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
- Almir Rouche
- Glória Groove
- Pabllo Vittar
Domingo (2)
- Blocos e escolas de samba
- Gerlane Lops
- Alcione
- Ferrugem
- Menos é Mais
Segunda (3)
- Encontro de blocos líricos
- Spok e orquestra
- Nação Zumbi
- BaianaSystem
- Xamã
Terça (4)
- Encontro de maracatus
- André Rio
- Lenine
- Elba Ramalho
- Alceu Valença
- Orquestrão

ASSUNTOS: Arte e Cultura