Compartilhe este texto

Rafael Portugal faz 40 anos com uma missão: fazer o Big Brother Brasil 25 ficar menos apático

Por Folha de São Paulo

15/02/2025 9h30 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pouco mais de um mês depois de sua estreia, o Big Brother Brasil 25 vem recebendo críticas pela apatia de seu elenco, um pessoal aparentemente menos disposto ao embate do que os espectadores queriam. A voz rouca das redes sociais mostra que, por outro lado, o apresentador Tadeu Schimdt se destaca por sua postura firme, assim como sobram elogios a Rafael Portugal.

O humorista participa do programa às terças-feiras, apresentando o CAT BBB, quadro em que interage com fãs e faz graças sobre os principais eventos e personagens da semana. Aos 40 anos, comemorados neste sábado (15), ele usa sua expertise para tentar driblar o marasmo do jogo.

Rafael admite que a apatia e a falta de brigas e futricas entre os jogadores da edição dificulta o trabalho: "As pessoas chegam com freio, com medo de se comprometer. Então, é difícil".

Como ele faz para driblar isso? Se encora nos personagens, como "Vilmoca" e Dona Delma. "Não tenho encontrado dificuldade para falar deles. Mas é aquilo, tem programas e programas. Alguns acabam criando mais conflitos, outros nem tanto, outros demoram a engatar um pouco mais", diz, sem deixar de acrescentar que é "muito fã" do BBB.

Ele conta que é espectador do reality, mas também aproveita a opinião de familiares ainda mais especialistas, para fazer o quadro: "Eu pergunto as coisas para a minha mãe, que vê direto. Ela traz o olhar dela para as situações".

"É toda uma criação em conjunto. Na minha casa, com a minha esposa e minhas filhas. Então, todo o material que eu preciso, eu tenho à minha volta. Procuro olhar para tudo além do meu", contou.

No roteiro do CAT BBB trabalham Saulo Aride e Eduardo Belo e a produtora Dany Rodrigues. "Eu sempre tive muita liberdade para criar, mesmo dentro de todo o roteiro que já vem pronto para mim, de toda a situação que acontece na semana. Eu também entrego o olhar de espectador".

Rafael nasceu em Realengo, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e começou no teatro aos 15 anos. Trabalhou como repositor de supermercado, auxiliar de escritório e recolhendo lixo, antes de se tornar humorista. O sucesso veio mesmo quando integrou o "Porta dos Fundos".

De lá para cá, vem aparecendo cada vez mais na TV. Quem vive ligado na programação da Globo já percebeu que ele aparece toda semana, em programações diferentes. Está aos domingos, no Domingão com Huck, às terças, no BBB e, a qualquer horário, no Globoplay, em "Cosme e Damião: Quase Santos". Aos finais de semana, ainda viaja o Brasil com seu show de Stand Up.

Ele comemora a boa fase pela qual vem passando. "Eu tô muito feliz. Quarentão!", disse ele à Folha de S.Paulo. "Muito realizado profissionalmente, com duas filhas lindas: uma terminando o segundo grau e outra no sexto período de medicina, com minha esposa trabalhando comigo e família toda bem".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura