Protesto pró-Palestina interrompe abertura do Festival de Salzburgo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de estudantes pró-Palestina protestou durante a noite de abertura do Festival de Salzburgo, na Áustria, no último sábado (26).
Segundo diferentes vídeos e reportagens que circularam pela internet, o grupo interrompeu o discurso de abertura do Ministro da Cultura da Áustria, Andrea Babler, e pediu pelo fim do genocídio e pela liberdade na região da Faixa de Gaza.
Seis dos protestantes foram presos, enquanto os demais foram retirados do evento. A ocasião contou ainda com um discurso, previsto pela programação, da historiadora americana Anne Applebaum, que fez menções aos conflitos entre Israel e Palestina.
Não suficiente, Alexander van der Bellen, atual presidente da Áustria, também citou a situação em Gaza, que segundo ele é "devastadora e que não pode ser justificada de forma alguma de maneira humanitária".
Bellen também disse que o ataque do Hamas, que aconteceu em outubro de 2023, não pode ser esquecido como "o maior pogrom [ataques violentos contra grupos judaicos] do período pós-guerra".
ASSUNTOS: Arte e Cultura