Compartilhe este texto

Festival de Cinema Francês do Brasil apresenta filmes inéditos que estiveram em Cannes

Por Folha de São Paulo

26/11/2025 13h04 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O 16º Festival de Cinema Francês do Brasil, antes conhecido como Varilux, chega a São Paulo a partir desta quinta (27) para exibir filmes inéditos do país europeu. Em cartaz até dia 10 de dezembro, o evento também homenageia o ator e diretor Pierre Richard.

Na programação estão seis filmes exibidos no Festival de Cannes; cinco são inéditos nos cinemas brasileiros. Um exemplo é "O Segredo da Chef", de Amélie Bonnin, sobre uma cozinheira em ascensão próxima de abrir o próprio restaurante em Paris, mas que precisa voltar para a cidade onde nasceu por causa de uma emergência familiar.

Também está na agenda "Jovens Mães", de Jean-Pierre e Luc Dardenne. O longa acompanha o cotidiano de cinco adolescentes e seus filhos em um abrigo. O filme conquistou o prêmio de melhor roteiro em Cannes.

O festival traz para o Brasil o longa "13 Dias, 13 Noites". Inspirado em uma história real, narra a retirada das tropas americanas do Afeganistão. Retrata afegãos procurando refúgio na Embaixada da França após o Talibã assumir controle da capital.

O evento ainda exibe filmes de Pierre Richard, o homenageado da edição. Ele dirige e protagoniza "Sonho, Logo Existo", sobre a história de dois homens que criam um vínculo improvável ao proteger um urso de circo fugitivo no interior da França. O ator estará no Brasil.

Em São Paulo, o festival acontece nos cinemas Cinesystem (Morumbi Town, Belas Artes Frei Caneca e Pompeia), Cine Segall, Espaço Petrobras de Cinema, Cine LT3, Cine Satyros Bijou, Reag Belas Artes, Cinépolis Jardim Pamplona e Cine Marquise. Os ingressos variam acordo com cada cinema.

16º Festival de Cinema Francês do Brasil

Quando De 27 de novembro a 10 de dezembro. @festcinefrancesbr

Link: https://festivalcinefrances.com.br/


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura