Compartilhe este texto

Coral do Amazonas apresenta obra erudita com toques nordestinos

Por Portal Do Holanda

22/06/2017 15h54 — em
Arte e Cultura



Composta em 1996 por Danilo Guanais, a Missa de Alcaçuz é considerada uma das missas com o maior recheio brasileiro possível. A peça, escrita originalmente para coral, orquestra de cordas, percussão e violão, teve sua estrutura revisada no início deste ano, ganhando uma instrumentação para piano e percussão, que foi apresentada no Carnegie Hall, em Nova York, no último mês de maio.

É essa versão da Missa de Alcaçuz que o Coral do Amazonas apresenta nesta sexta-feira (23), domingo (25) e terça-feira (27), em horários alternativos, no Teatro Amazonas, com entrada franca. O espetáculo, com direção musical e regência do maestro Zacarias Fernandes e Hilo Carriel ao piano, traz os solos da soprano Tamar Freitas e do barítono Moisés Rodrigues, além da participação do Balé Folclórico do Amazonas.

E se já é uma novidade uma missa contemporânea com todo o estilo do interior do Nordeste brasileiro, a apresentação do Coral do Amazonas traz um fato inédito no país: o Balé Folclórico do Amazonas fará toda a coreografia da missa. “Embora seja algo novo no Brasil, coreografar uma missa não é uma exclusividade nossa. Uma missa cantada é um ritual musical, e em várias missas cuja origem é o continente africano, podemos notar que existe tanto a parte cantada como a coreografada, executadas ao mesmo tempo, como uma conversa”, explica o maestro.

A coreografia é de Adam Souza, assistente de direção do Balé Folclórico. “Há algum tempo, fizemos um programa de Natal onde apresentamos dois trechos da Missa de Alcaçuz, e esses dois trechos foram coreografados pelo Balé. Essa performance foi muito bem recebida, e quando nós resolvemos fazer a Missa novamente, resolvemos coreografá-la por inteiro. Quando falamos isso ao Danilo Guanais, ele ficou muito impressionado”, conta.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura