Compartilhe este texto

Conheça 5 restaurantes para provar comidas do Oriente Médio em SP

Por Folha de São Paulo

11/08/2022 15h09 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os quibes e esfihas que o paulistano conhece tão bem, envelopados num genérico o rótulo de "comida árabe", são só uma parcela da cozinha do Oriente Médio disponível em São Paulo.

Trazidas pelos primeiros imigrantes sírios e libaneses no século 19, essas e outras receitas se tornaram tão populares que, por anos, quase ofuscaram as tradições culinárias de outros países da região.

Mas uma nova geração de restaurantes está conquistando território na cidade com cardápios que extrapolam fronteiras e mesclam as culturas árabe e judaica. Confira cinco opções abaixo.

Bubbeleh Delishop

Burekas com recheios doces ou salgados, pastas menos conhecidas e sanduíches substanciosos, montados nos pães pita ou folha, são a base do menu inspirado na comida de rua judaica.

R. Francisco Leitão, 77, Pinheiros, região oeste Instagram @bubbeleh_delishop

Jaffa

A casa anuncia como especialidade a cozinha israelense vegana. No cardápio enxuto há combos com homus, falafel, salada, pão pita e picles, sanduíche de falafel e homus no prato.

R. Fortunato, 298, Santa Cecília, região central, Instagram @jaffasp

Make Hommus. Not War

Pesquisador da cozinha do Oriente Médio, Fred Caffarena, também chef do Firin Salonu, apresenta a pasta de grão-de-bico como prato principal, com sete diferentes acompanhamentos.

R. Oscar Freire, 2270, Pinheiros, região oeste, makehommus.com.br

Nosh

Um dos sócios é Alon Berlovich, filho do fundador da lanchonete Pinati. O nome da casa significa rango em iídiche e resume a informalidade do cardápio, com sanduíches de schnitzel, falafel ou pastrami montados no pão pita.

R. Baronesa de Itu, 126, Santa Cecília, região central, Instagram @nosh_sp

Shuk

O casal Suzana Goldfarb, de origem judaica, e Mauro Brosso, de ascendência síria, começou com o delivery Yalah Falafel e abriu há pouco este ponto físico. O menu traz comidas de rua do Oriente Médio, comuns a israelenses e palestinos. Sanduíches, petiscos, pastas para compartilhar e espetos no carvão compõem o menu.

R. Ferreira de Araújo, 385, Pinheiros, região oeste, Instagram @shukfalafel


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura