Compartilhe este texto

Biógrafo de Philip Roth consegue nova editora após ser acusado de estupro

Por Folha de São Paulo

17/05/2021 11h35 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A biografia de Philip Roth escrita por Blake Bailey será publicada pela editora americana Skyhorse Publishing e estará à venda a partir de 15 de junho. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press, nesta segunda (17).

A publicação de "Philip Roth: The Biography" pela Skyhorse acontece após a editora americana WW Norton cancelar sua edição e venda do livro, no final de abril, em meio às recentes acusações de estupro e assédio contra Blake Bailey, autor da biografia.

A maior parte das acusações contra Bailey são de um grupo de seus ex-estudantes, que tiveram aulas com ele na década de 1990, numa escola de Nova Orleans.

Segundo Eve Peyton, o escritor a estuprou quando ela era estudante da Universidade de Missouri, em junho de 2003 e disse ainda que lhe desejava desde quando ela tinha apenas 12 anos de idade.

"Bailey estará livre para buscar publicação [de livros] em outra editora, se quiser", disse a presidente da editora Norton, Julia Reidhead, ao jornal The New York Times, após anunciar o fim do contrato com o autor.

Billy Gibbens, advogado do escritor, afirmou em nota que Bailey discordou da decisão da Norton e negou todas as acusações. De acordo com o jornal The New York Times, ele enviou um email classificando as denúncias como "categoricamente falsas e difamatórias".

No Brasil, a Companhia das Letras é quem tem os direitos de tradução da biografia de Philip Roth. Em abril, após as acusações contra Bailey, suspendeu a tradução.

A editora, no entanto, ainda não se posicionou sobre o anúncio da Skyhorse Publishing.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura