Início Arte e Cultura 'Bailarina', de Brecheret, é arrancada de pedestal por golpistas na Câmara
Arte e Cultura

'Bailarina', de Brecheret, é arrancada de pedestal por golpistas na Câmara

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A obra "Bailarina", de Victor Brecheret foi arrancada do pedestal por golpistas e deixada no chão na Câmara dos Deputados, próximo à sala de reuniões das lideranças, também depredada.

A escultura em bronze dos anos 1920 faz parte do acervo da Câmara e não tinha sido encontrada até esta segunda-feira (9).

O trabalho é um dos que foram depredados no edifício. "Araguaia", vitral de Marianne Peretti, de 1977, que fica no salão verde da Câmara dos Deputados, e uma obra de Athos Bulcão, também foram danificados.

No Palácio do Planalto, a obra "Bandeira do Brasil", de Jorge Eduardo, de 1995, foi encontrada boiando na água que inundou o térreo do edifício. No terceiro andar, "Mulatas", de Di Cavalcanti, "O Flautista", de Bruno Jorge, e "Galhos e Sombras", de Frans Krajcberg, também foram vandalizadas.

O governo estima que só o trabalho de Di Cavalcanti, o mais importante do Salão Nobre, está avaliado em R$ 8 milhões. Na obra de Krajcberg, avaliada em R$ 300 mil, galhos que compõem o trabalho foram quebrados e jogados longe.

Há ainda imagens da obra "Vênus Apocalíptica", da argentina Marta Minujín, jogada no chão, do lado de fora do prédio. Os danos são vistoriados por restauradores e especialistas nesta segunda-feira (9).

CBF detalha tabela das rodadas finais do Brasileirão com última rodada unificada
Portal do Holanda Vídeo
Esportes
Portal do Holanda
CBF detalha tabela das rodadas finais do Brasileirão com última rodada unificada
AGORA
portaldoholanda.com.br 1 de 12
1 / 12 Ler

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!