Facebook é usado para anúncio de vendas ilegais de terras na Amazônia

Por Portal do Holanda

26/02/2021 13h40 — em Amazônia

Foto: Reprodução

De acordo com uma investigação da BBC, foram encontradas dezenas de anúncios de negociações sobre pedaços da floresta e partes recém-desmatadas da Amazônia, que não possuem proprietários, por valores gigantescos de dinheiro.

As áreas que foram postas à venda incluiram áreas de conservação e terras indígenas, tornando ainda mais alega, já que são áreas de domínio público que são dirigidas exclusivamente para as populações da área.

Somente áreas públicas desmatadas até 2014 são passíveis de regularização, entretanto, a bancada ruralista e o governo federal declamam um Projeto de Lei que extende o prazo.

Contudo, o uso do Facebook, para anunciar essas vendas ilegais de áreas da floresta, serve para mostra a sensação de impunidade para os criminosos que foram investigados. E o crescimento desses anúncios foi ainda mais longe na posse do presidente Jair Bolsonaro, em 2019. Fazendo a Amazônia perder cerca de 11.088 km², maior índice desde 2018.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia