Cidades da Amazônia estão entre 10 maiores emissores de gás carbônico

Por Portal do Holanda

05/03/2021 14h47 — em Amazônia

Foto: Pixabay

Sete cidades amazônicas estão entre os 10 maiores municípios emissores de gases carbônicos no Brasil. Em 2018, esses municípios emitiram, juntos, 172 milhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa, que chega ser uma emissão maior do que a de países como Peru e Bélgica.

O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa Municípios compilou dados de emissões de gases de efeito estufa entre 2010 e 2018, associando-os aos setores de energia, transporte, indústria, agropecuária, tratamento de resíduos e mudanças de uso da terra e florestas. No top 10 municípios emissores, sete estão ligados a ações de desmatamento na Amazônia.

Além das emissões mapeadas, o SEEG Municípios também catalogou as remoções de gases de efeito estufa, que reduzem as emissões líquidas. Municípios amazônicos também estão entre os líderes de remoções.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia