Árvore mais antiga da Amazônia vira obra de arte feita por britânicos

Por Portal do Holanda

17/03/2021 12h10 — em Amazônia

Foto: Divulgação

Uma árvore incrível com histórico da vida dos igapós da Amazônia, de cerca de 1.000 anos de existência, foi “transformada” em obras artísticas produzidas por um grupo de arte e de tecnologia chamado Invisible Flocks composto por britânicos com ajuda dos cientistas Jochen Schongart e Ricardo Perdiz, ambos do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), dando início ao projeto vídeo arte ‘Iara’.

O projeto busca compreender e espalhar o ciclo da vida da Eschweilera tenuifolia, ou apenas Macacarecuia, que é umas das mais antigas da localidade. Pesquisas recentes revelam que a árvore se mantém mesmo em péssimas condições, podendo ficar submersa por cerca de 10 meses do ano nas águas escuras da Amazônia.

O coletivo Invisible Flocos traduz seu habitat em fotografias e sons, levando os admiradores à uma viagem no tempo para um lugar no qual a árvore anciã já habitava os igapós da Amazônia, muito antes de habitarmos o planeta.

O projeto leva os telespectadores à reflexão sobre os impactos deixados pelo ser humano, já que o motivo dessa espécie de árvore ter entrado em extinção foi justamente a construção de hidrelétricas no meio da Amazônia.

Os trabalhos serão apresentados no ‘Festival LabVerde: O Amanhã é Agora’, que recomenda a criação de narrativas sobre as dimensões de tempo da Amazônia. Esse festival ocorre na primeira semana de junho, junto ao Dia do Meio Ambiente e incentiva festivais brasileiros e à produção artistica do Reino Unido no Brasil.

Vale lembrar que o festival também está promovendo um concurso de fotografia nas redes sociais para registrar, mapear e compartilhar sobre as árvores brasileiras para o mundo, com prêmio em valor de R$ 4 mil.

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia