Webconferência sobre desmatamento promovida pelo TCE está em redes sociais

Por Portal do Holanda

17/07/2020 10h34 — em Amazonas

Evento acontece durante toda esta manhã - Foto: Reprodução

Manaus/AM - Com a presença de PhDs na área ambiental, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a abertura oficial da webconferência “Desmatamento e Queimadas na Amazônia: desafio de todos!”. O evento conta com a participação de renomados doutores brasileiros, com estudos reconhecidos internacionalmente.

Ao destacar a importância do evento e a busca da atual gestão em manter o diálogo com as diferentes instituições do estado, o presidente do TCE-AM também comentou sobre a necessidade do diálogo com a sociedade civil para dimensionar toda a discussão acerca do tema.

“Este debate é norteador e indica que a política ambiental deve ser integrada e articulada com estados e municípios, que há necessidade de diálogo com a sociedade civil e que a dimensão socioambiental deve ser inserida nas metas do crescimento econômico, não como obstáculo, mas como condição para um desenvolvimento maduro, sustentável e socialmente inclusivo”, ressaltou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

O corregedor do TCE-AM e figura notória nas questões ambientais promovidas pela Corte de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro, é o responsável pela condução e mediação do debate acadêmico. Segundo ele, a Corte de Contas tem a missão, como instituição pública amazonense, de atuar no controle ambiental, fator que incentivou a gestão na promoção do evento.

“O TCE-AM atua na área do controle ambiental há mais de dez anos e ao longo desse período realizamos diversas auditorias, tais como licenciamento ambiental, unidades de conservação, manejo florestal, abastecimento de água, dentre outras. Cientes da nossa missão constitucional de fazer controle ambiental preventivo é que convidamos todos para uma grande reflexão diante dessa importante temática”, afirmou o conselheiro Júlio Pinheiro.

Durante a abertura do evento, o governador do Amazonas, Wilson Lima, reconheceu que o TCE-AM tem sido um instrumento de excelência na busca pelo desenvolvimento sustentável no estado.

“É de destaque a agenda que tem sido feita pelo Tribunal de Contas do Amazonas, entendendo a necessidade de encontrarmos caminhos para esse desenvolvimento sustentável, mas garantindo a questão social para o nosso povo, para que consigamos caminhar mantendo a preservação dos nossos recursos naturais”, destacou o governador.

A webconferência acontece por toda a manhã com a transmissão das redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram)  da Corte de Contas, além da tradução simultânea em Inglês, Espanhol e interpretação em Libras.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas