Início Amazonas TJAM participa de audiência pública sobre projeto que altera lei de planos de saúde
Amazonas

TJAM participa de audiência pública sobre projeto que altera lei de planos de saúde

Envie
TJAM participa de audiência pública sobre projeto que altera lei de planos de saúde
TJAM participa de audiência pública sobre projeto que altera lei de planos de saúde
Envie

Manaus/AM - O Tribunal de Justiça do Amazonas participou na quinta-feira (15) de uma audiência pública para tratar do PL 7419/2006, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 11.ª Região, em Manaus.

Segundo o juiz Antonio Itamar,  titular do 1.º Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal, na audiência pública foram ouvidos representantes de vários setores da sociedade, principalmente profissionais de saúde, como nutricionistas, fisiologistas e advogados que representam os planos de saúde.

Este projeto de lei tem origem no Senado Federal e propõe alterações na Lei n.º 9.656/1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde e apensados.

Quando apresentada, a proposta era de incluir a cobertura de despesas de acompanhante, no caso de pacientes menores de 18 anos, inclusive em internação intensiva, com prescrição médica. Hoje o projeto tem 270 propostas, tratando de direito a acompanhamento de paciente internado; cobertura de planos de saúde; credenciamento, escolha de prestadores de serviço e reembolso; manutenção do contrato depois de demissão, direitos do consumidor; inclusão de procedimentos específicos na lista; carências; reajustes; rescisão, entre outros.

O convite para a audiência pública foi feito pelo Ministério Público Federal no Amazonas que, junto com entidades de defesa do consumidor, visam à mobilização de interessados em discutir o projeto a fim de aperfeiçoar a legislação atual.

Outros órgãos no País também estão realizando debates sobre o assunto, com a análise das propostas relacionadas à saúde para serem levadas à Comissão Especial responsável pelo projeto no Congresso Nacional, que desde maio de 2023 tem como relator o deputado federal Duarte Júnior.

A previsão é que o projeto de lei seja apresentado em breve, após colher as sugestões nas audiências públicas, para depois pautar a votação no Congresso Nacional.

 

 

Siga-nos no

Google News